segunda-feira, outubro 21

TORNAR-SE FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Se você está desempregado ou em um emprego onde não está satisfeito, há uma solução chamada concurso público. O concurso público, ao selecionar as pessoas pelo mérito e não pelo apadrinhamento, tem o poder de melhorar não só a qualidade do serviço público mas também de ser um excelente caminho para você.

Em regra, para alguém trabalhar no serviço público, é preciso passar em um concurso público. É uma seleção aberta a todos, onde a pessoa faz provas e é chamada conforme sua nota. 

Estabilidade
Em geral, quem passa em um concurso público tem que cumprir três anos de estágio probatório, uma espécie de período de avaliação. Depois disso, é efetivado e passa a ter estabilidade: não pode ser demitido sem justa causa. Só perde o emprego se for considerado culpado em algum processo administrativo ou sindicância. 

Na iniciativa privada, o trabalhador pode ser demitido sem justa causa. A lei, no entanto, dá algumas compensações para esse “risco”: o trabalhador pode sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e receber seguro-desemprego. 

No serviço público, estabilidade não se resume apenas à garantia do emprego, mas também à garantia do salário.

Na iniciativa privada, a estabilidade está muito ligada ao ciclo macroeconômico. Se a economia está em crise, seguramente vai haver desligamentos, atrasos de salário etc. No setor público, não, porque o nível de emprego e de salários independe do setor macroeconômico.

Aposentadoria
Ao lado da estabilidade, a aposentadoria é a vantagem do concurso público mais citada. A grande diferença é em relação ao valor. Quem trabalha na iniciativa privada pode se aposentar recebendo no máximo R$ 2.894, independente se durante toda a vida recebeu salário de R$ 7 mil. Já no setor público, a lei permite a aposentadoria integral, ou seja, ao se aposentar, o servidor passa a receber valor igual ao salário que tinha quando trabalhava. 

Além disso, não é vetado o ingresso dos aposentados. Você pode se aposentar e prestar concurso. Aí recebe aposentadoria integral e salário. É um círculo vicioso ou virtuoso. Na medida em que você tem experiência no setor público, no cargo, você tem uma vantagem comparativa para prestar concurso.

A igualdade de acesso também está no topo da lista de pontos positivos do setor público. Em um concurso, as condições são iguais para todos. Os critérios de avaliação são objetivos: não há discriminação de sexo, cor ou crença. A lei obriga que um percentual de vagas seja destinado a portadores de deficiência física, o que geralmente é cumprido nos editais. 

Você não tem discriminação, seja ela racial, seja a famosa “boa aparência”, seja a questão da idade. Não tem problemas do tipo “a mulher grávida não pode fazer concurso”. Ela pode fazer à vontade. Já no setor privado ela vai ter dificuldade em obter um cargo.

7 comentários:

  1. Mas quem tem lupus pode se inscrever como deficiente fisico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia. Somente o Lupus não. Mas se decorrente do lupus você tiver alguma deficiência poderá tentar a inscrição como deficiente.

      Excluir
  2. Olá.
    Como fazer para não ter problemas no hemograma da perícia médica de um concurso, visto que o Lúpus ocasionou uma Leucopenia persistente?

    ResponderExcluir
  3. Tenho Lúpus Sistemático Eritromatoso e em decorrência dele estou com Osteonecrose nos dois joelhos. Nesse caso, posso concorrer como deficiente?

    ResponderExcluir
  4. Saiu o nome errado...
    Tenho Lúpus Eritematoso Sistêmico e em decorrência dele estou com Osteonecrose nos dois joelhos. Nesse caso, posso concorrer como deficiente? Ainda tenho Epilepsia.

    ResponderExcluir
  5. Tenho lupus eritematoso sistemico, gostaria de saber se posso me inscrever como portadores de necessidades especiais, pois tive uma vasculite causada pelo lupus q me deixou uma lesão no tronco do cérebro,gostaria de saber se existe dois tipos mobilidade reduzida e lei de cotas?

    ResponderExcluir
  6. Oi boa noite. Sou servidora estadual, foi descoberto a doença em mim anos depois da minha posse. Quero prestar um outro concurso mas estou com medo, por conta desta doença LES. Tenho medo de não passar na perícia.
    Estou em remissão total. Não tive sequelas. Foi descoberto bem no inicio. Fasso tratamento.

    ResponderExcluir