sexta-feira, junho 10

TÉCNICA MILENAR DA ÍNDIA



A fim de informar o telespectador sobre uma técnica da medicina indiana para desentupir o nariz, Ana Maria Braga recebeu no Mais Você desta segunda-feira, dia 30 de abril, o médico Carlos Coimbra, especialista em medicina indiana. Ele forneceu dicas sobre o preparo e o modo de usar da alternativa.

“Eu mostrei aqui na semana passada um "jeito" o para desentupir o nariz que é muito usado nos Estados Unidos. É uma espécie de chaleira (lota) que pode ser de cerâmica, plástico ou metal, onde a gente coloca água com sal e despeja o conteúdo dentro de uma das narinas. O mecanismo usa a gravidade para desentupir as narinas”, anunciou Ana Maria Braga.



Como se prepara:  “Essa técnica é muito comum em outros países. É uma lavagem nasal, muito utilizada na Índia”, ressaltou o médico. Ele disse que a técnica previne alergia nasal, sinusite, ácaro, pólen, fungos. “Só não pode ser utilizada em situações graves”, observou.

Em cada lota vai água filtrada, água e sal. Para cada narina, vai o equivalente a 1 xícara de água ou 200 ml e 1 colher de café rasa de sal. Essa mistura deve ser mexida, pra diluir o sal na água, e aí já está pronta a solução. A água não pode ser quente, pra não queimar a mucosa, e nem gelada, pra não irritar o nariz. O sal tem a função de hidratar a mucosa.


Como se aplica: Depois da solução preparada dentro do lota, a pessoa deve introduzir o bico numa narina, inclinar ligeiramente o tronco pra frente e girar em direção ao cotovelo que está segurando o lota. Isso para facilitar a gravidade. Essa água com sal vai entrar numa narina e sair pela outra, limpando tudo. Tudo acontece devido a gravidade, a pessoa não deve fazer força nenhuma.


Quando a pessoa termina de fazer, não pode assoar o nariz, a menos que seja bem fraquinho, Porque se ainda tiver um pouco de água nos dutos pode doer o ouvido. O certo é deixar a água sair toda sozinha.

O lota deve ser lavado e guardado num armário fechado. Não se deve deixar o lota em cima da pia do banheiro para se contaminar. Essa prática previne problemas respiratórios, renites, por isso deve ser feita frequentemente.

Mas quando a pessoa está com uma crise de sinusite aguda por exemplo, não deve aplicá-la. Não há nenhum risco da pessoa aspirar essa solução e ir para o pulmão ou se afogar. A pessoa não deve fazer isso olhando para o espelho. O certo é fazer o mesmo sistema nas duas narinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário