terça-feira, junho 24

GEL DE ARNICA

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que 80% da população dos países em desenvolvimento utiliza-se de práticas tradicionais nos cuidados básicos de saúde. Deste universo, 85% utiliza plantas ou preparados. A Arnica é uma planta que vem desde muito longe sendo utilizada pela fitoterapia por suas propriedades terapêuticas diversas.

A arnica possui diversas propriedades medicinais e, consequentemente, muitos e variados usos terapêuticos. Os mais conhecidos são os efeitos cicatrizantes em lesões superficiais, bem como, efeitos anti-inflamatórios, combate hemorragias e em caso de febre é utilizada como um antipirético natural.

Com propriedades analgésicas (alivia dores) e anti-inflamatórias combinadas, a arnica é amplamente usada para tratar contusões, distensões musculares, roturas de ligamentos, clarear e desfazer edemas e hematomas, entorses, cicatrização de ferimentos e furúnculos, reumatismos, traumatismos e outras lesões desportivas. Além de ser considerada estimulante e ter propriedades tônicas.

Podemos encontrar em várias formas de apresentação. Eu tenho feito uso de "Gel de Arnica" para aliviar as dores causadas pelo Lupus. O efeito é rápido e muito positivo.

Gel de Arnica:

São preparações farmacêuticas de consistência gelatinosa com sensação refrescante destinadas ao uso externo tem efeito anti-inflamatório, antisséptico e contribui para o alívio da dor (analgésico). Recomenda-se massagear a área afetada.

Precauções:

O Chá das folhas pode ser tóxico causando vômitos, dores abdominais, abortos, bolhas na pele e aumento da pressão arterial.

Não utilizar em feridas expostas, profundas, sem pele.

Observações:

É interessante notar que, em muitas preparações à base de arnica à venda em farmácias, a matéria-prima do medicamento fitoterapêutico nem sempre é à base da planta Arnica montana (como descrito neste folheto informativo). De fato, a espécie Arnica montana é, em muitos casos, protegida, o que torna complicado seu cultivo à escala industrial. A indústria utiliza cada vez mais a espécie Arnica próxima e de origem americana, chamada Arnica chamissonis Less.

3 comentários:

  1. minha mãe so nos curava com a ajuda de Deus e arnica era cha banho e implasto

    ResponderExcluir
  2. minha mãe so nos curava com a ajuda de Deus e arnica era cha banho e implasto

    ResponderExcluir
  3. quem tem lupos pode tomar arnica ch6?

    ResponderExcluir