sábado, novembro 23

PESSOA COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO


 
Clique para ampliar 
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, multissistêmica, de causa desconhecida e de natureza autoimune, caracterizada pela presença de diversos autoanticorpos. Evolui com manifestações clínicas polimórficas, com períodos de exacerbações e remissões. De etiologia não totalmente esclarecida, o desenvolvimento da doença está ligado a predisposição genética e fatores ambientais, como luz ultravioleta e alguns medicamentos.

É uma doença rara, incidindo, mais frequentemente, em mulheres jovens, ou seja, na fase reprodutiva, na proporção de nove a dez mulheres para um homem, e com prevalência variando de 14 a 50/100.000 habitantes, em estudos norte-americanos. A doença pode ocorrer em todas as raças e em todas as partes do mundo.

Na prática, para o diagnóstico de LES se utilizam os critérios de classificação propostos pelo American College of Rheumatology, em 1982, e revisados em 1997.

O diagnóstico se fundamenta na presença de, pelo menos, 4 dos 11 critérios descritos na Tabela abaixo.

Estes critérios foram desenvolvidos com o objetivo de uniformizar os estudos científicos da doença. A avaliação laboratorial pode auxiliar sobremaneira o diagnóstico por ocasião da constatação de alterações hematológicas (leucopenia e/ou linfopenia e/ou plaquetopenia e/ ou anemia hemolítica) e alterações do sedimento urinário.

Critérios de classificação de LES do American College of Rheumatology revisados em 1997:

1. Eritema malar: lesão eritematosa fixa em região malar, plana ou em relevo.

2. Lesão discoide: lesão eritematosa, infiltrada, com escamas queratóticas aderidas e tampões foliculares, que evolui com cicatriz atrófica e discromia.

3. Fotossensibilidade: exantema cutâneo como reação não usual à exposição à luz solar, de acordo com a história do paciente ou observado pelo médico.

4. Úlceras orais/nasais: úlceras orais ou nasofaríngeas, usualmente indolores, observadas pelo médico.

5. Artrite: não erosiva envolvendo duas ou mais articulações periféricas, caracterizadas por dor e edema ou derrame articular.

6. Serosite: pleuris (caracterizada por história convincente de dor pleurítica, atrito auscultado pelo médico ou evidência de derrame pleural) ou pericardite (documentado por eletrocardiograma, atrito ou evidência de derrame pericárdico).

7. Comprometimento renal: proteinúria persistente (> 0,5 g/dia ou 3+) ou cilindrúria anormal.

8. Alterações neurológicas: convulsão (na ausência de outra causa) ou psicose (na ausência de outra causa).

9. Alterações hematológicas: anemia hemolítica ou leucopenia (menor que 4.000/mm3 em duas ou mais ocasiões) ou linfopenia (menor que 1.500/mm3 em duas ou mais ocasiões) ou plaquetopenia (menor que 100.000/mm3 na ausência de outra causa).

10. Alterações imunológicas: anticorpo anti-DNA nativo ou anti-Sm ou presença de anticorpo antifosfolípide com base em:
a) níveis anormais de IgG ou IgM anticardiolipina;
b) teste positivo para anticoagulante lúpico; ou
c) teste falso-positivo para sífilis, por, no mínimo, seis meses.

11. Anticorpos antinucleares: título anormal de anticorpo antinuclear por imunofluorescência indireta ou método equivalente, em qualquer época, e na ausência de drogas conhecidas por estarem associadas à síndrome do lúpus induzido por drogas.

Fonte: Temas de Reumatologia Clínica - Vol. 10 - Nº 1 - Março de 2009 - Consenso de Lúpus Eritematoso Sistêmico.

18 comentários:

  1. Esse artigo meu ajudou muito, pois tenho um parente querido que está passando por isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por visitar o blog, Paloma! Fico feliz em ter contribuido de alguma forma. O objetivo do blog é compartilhar com o maior número de pessoas minhas experiências positivas! Podemos viver bem com lupus. abraços

      Excluir
    2. Acabei de receber a notícia do lupus, acho que ainda não caiu a ficha, na verdade o que me incomoda muito é o cansaço, de uma hora para outra não consigo andar espaços curtos, subir cinco lances de escada que a falta de ar me toma e dói o peito.

      Excluir
  2. tenho lupus a quatro anos eagora fui internada com serosite nos pulmao.agora estou bem com agraça de deus e os meus medicos

    ResponderExcluir
  3. Tbm tenho lúpus e fico feliz quando vejo essas matérias. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Tenho lupus a 12 anos .. so tenho 17. Ja sofri muito, nao quero passar por isso novamente por mais q eu ache que eu esteja bem proxima de uma segunda vez, é algo terrivel,nao desejo a ninguem.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Elinete: desde os 24 anos, hoje com 51 anos de idade, sofro de um tipo de Artrite reumatica nas articulções, e já fiz várioa tratamentos e nada de ficar melhor,os medicamentos que uso não diminuem o inchaço nas articulações... Busco ajuda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ao blog. Busco colocar informações úteis para nos ajudar a conviver melhor com as dores. Atualmente estou bem, sem medicamentos, mas sempre atenta. Coloco-me a disposição para ajudá-la em tudo que tiver ao meu alcance. Abraços

      Excluir
  6. tENHO LUPUS A QUATRO ANOS E AGORA ESTOU BEM SEM TOMAR AS MEDICAÇOES!

    ResponderExcluir
  7. Suelivane Guimaraes quarta-feira, 16 de Outubro de 2013
    Descobri que tenho Lúpus a 1 ano e dez meses, mas desde de 2002 que eu
    sofria com muitas dores nas articulação, e ficava muito inchada, eu só vivia
    indo para os médicos. A reumatologista sempre dizia que era uma Artrose,
    Artrite reumática nas articulações, em fim tudo menos "Lúpus". Doença essa que eu desconhecia total mente.
    Quando eu descobri de uma maneira muito cruel!.
    Foi quando eu respirei fundo e falei com Deus, Senhor tu sabes tudo e se eu estou com essa doença é porque eu tenho que passar por isso. Que mim der foça para suportar tudo o que estiver ainda por vim!!!

    ResponderExcluir
  8. Mechamo Alessandra e descobri que tenho lupos a dois anos e a um ano estou fazendo tratamento e estou tomando medicação pro lupos e não estou sentindo dor mais.

    ResponderExcluir
  9. minha namorada passa por isso e tem uma vida normal

    ResponderExcluir
  10. Descobri que tenho lúpus a dois anos, tomei remédio a base de cortisona e sofri um princípio de parada cardíaca. O imunossupressor é caríssimo e quando tomei, não consegui levantar da cama. Faço tratamento alternativo, com exercícios físicos, alimentação correta para evitar infecções. Agora levo a vida normal, um pouco fatigada, porém com o coração batendo normal e conseguindo levantar da cama e resolver meus estresses do dia a dia. Lúpus é assim, vem para testar até onde aguentamos, para conhecer os limites do nosso corpo e torcemos para descobrir remédios que não agridem o nosso sistema vital.

    ResponderExcluir
  11. Esqueci de comentar, possuo um rash malar em formato de brush (ruge). Quando me perguntam onde encontrei, falo que é da "linha lúpus", a cor chama "asa de borboleta", e que não sai com nada (suor, água, é permanente mesmo!), e que seus clientes são selecionados. Tem gente que pergunta se é caro e como conseguir ser selecionado, respondo, é de graça e o vendedor é genética...rsssss!

    ResponderExcluir
  12. 25/07/2014 tenho lúpus ha 19 anos, e gostaria de saber se é possível a cura dessa doença, através da alimentação...vi um depoimento de um senhor que a esposa tinha lúpus,e depois de tanto sofrimento e tratamento sem exito, conheceram um médico que sugeriu um tratamento diferente, através de alimentos onde a esposa abriria mão de quase todos os alimentos que estava acostumada a comer, principalmente o tomate tirou de vez as gorduras, frituras, massas etc...isso é possível, desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  13. meu nome e ELBI CARLOS 33 a.
    TENHO LÚPUS. descobri a 1 ano e 8 meses. ja passei por 3 internações por causa do lúpus, mais hoje estou bem graças a DEUS. e aos meus medicos que deram uma atenção especial ao meu caso. são eles DR JAIRO ZAPATTA, DRa JULINAIDE,E DR EMANUEL INFECTOLOGISTA. faço tratamento acompanhamento ambulatorial. e tomo medicamentos como azatioprina, hidroxicloroquina, predinisona. mais anlodipino. por causa da tireoide tomo tambem puran t4.

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde
    Sou assessora de comunicação da Associação Superando o Lúpus e do Grupo de Pacientes Artríticos do Estado de São Paulo - GRUPASP e gostaria de convidá-la, assim como pedir auxílio para divulgação de um Evento sobre Lúpus, que acontecerá no Auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal de São Paulo em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. A entrada é franca e também haverá transmissão simultânea pelo site www.camara.sp.gov.br.

    ResponderExcluir
  15. Olá Me chamo Naiane Alves, e tenho alguns sintomas do lúpus, a 7 anos comecei a ficar inchada, a médica diz que tenho uma Síndrome Nefrótica com tendência a LES, toda vez que faço o exame nunca dá positivo pra Lúpus, Já tomei prednisona e ciclosporina, passei 2 anos tomando, melhorei e já estou a 4 anos sem tomar nada.

    ResponderExcluir